O PHP (acrônimo para Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral muito utilizada. É executada no servidor, e gera como resposta o HTML que então é enviado ao navegador.
Ela é forte o suficiente para estar no centro do maior CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) que é o Wordpress.
É robusto o suficiente para rodar a maior rede social do mundo, que é o Facebook.
E ao mesmo tempo é relativamente fácil para ser a primeira linguagem de server-side para os desenvolvedores iniciantes.
As linguagens de script são um subconjunto de linguagens de codificação usadas para automatizar processos que, de outra forma, precisariam ser executados passo a passo no código de um site toda vez que ocorrerem.
Geralmente, uma linguagem de script não é compilada, portanto, pode ser executada assim que você escreve algo significativo.
Exemplo simples de PHP:
echo "Hello, World!";
?>
O PHP permite que você colete, processe e utilize dados para criar resultados, ou seja, basicamente, permite que você interaja com todas as suas páginas.
Então, o PHP é apenas outra maneira de realizar o que você pode fazer com JavaScript?
Não exatamente.
Como já foi dito, o PHP é executado no servidor, gerando HTML que é então enviado ao cliente, enquanto o Javascript é executado no cliente (por exemplo, seu navegador).
Em outras palavras com uma linguagem client-side como JavaScript, é possível automatizar tarefas que envolvem conteúdo que já está disponível para o usuário em seu navegador da Web, e com uma linguagem server-side como PHP, é possível solicitar conteúdo do servidor ou banco de dados de um site e tornar esse conteúdo visível e acessível para o usuário do site.
Por exemplo, um script PHP pode carregar as três últimas postagens diretamente do banco de dados. Isso evita que essas postagens estejam escritas diretamente no html do site, e possam ser carregadas e atualizadas sem a necessidade de um administrador quando novos posts forem inseridos.
Eles também podem envolver instruções condicionais (if / else / endif) que direcionam o site para alterar sua exibição e adicionar conteúdo do banco de dados, ou algum bloco de html conforme a necessidade.
As ações do lado do servidor do PHP introduzem um nível totalmente novo de possibilidades dinâmicas em um site. Muito mais possibilidades que os recursos estáticos oferecidos por HTML e CSS e até mesmo que os recursos dinâmicos oferecidos pelo JavaScript, mas no lado do cliente.
PHP está entre as linguagens mais populares para programação backend e embora esteja sofrendo forte concorrência de Python e JavaScript, o mercado ainda precisa de um grande número de desenvolvedores de PHP.
É fácil de usar e se integra facilmente com outras linguagens.